Nossa infância sem duvida foi marcada por várias historias que nossos pai contavam, não é verdade? Porém, os famosos “Contos de Fadas” que conhecemos não foram escritos com o objetivo de serem doces e estimular a imaginação das crianças. Pelo contrário! Muitos deles são macabros e bizarros com finais nada felizes.
     A maioria das histórias foram escritas durante a Idade Média e, pelo que vi, as pessoas não se importavam muito em levar felicidade e esperança aos pequenos. Eu separei as versões originais dos meus contos favoritos.

CINDERELA




     Todos conhecem esta história, certo? Bem, ao que me pareceu, esse é um dos contos mais antigos de todos, com versões que datam do século I antes de Cristo.
     Lembram-se de quando Cinderela foi proibida pela madrasta de ir ao baile onde o príncipe iria escolher sua esposa? Então... Nas versões antigas ela consegue ir ao castelo, pois, enquanto chorava no sótão, ela fez um pacto com as trevas, que duraria até a meia-noite. Logo, ela não tinha uma fada madrinha.
     Dali em diante segue a história que conhecemos: ela vai para o baile e dança a noite toda com o príncipe. Ao badalar da meia-noite ela foge para casa, mas esquece de seu sapatinho de cristal.
     O príncipe encontra-o e sai pelo reino em busca da jovem que passou aquela noite com ele, prometendo casamento à dona do sapatinho. As filhas da madrasta trancam Cinderela no quarto, e depois cortam pedaços dos seus dedos e do calcanhar para que seus pés possam caber no sapato.
     No fim, o príncipe descobre que Cinderela é a dama que ele estava procurando e, como castigo, a madrasta má e suas filhas têm os olhos arrancados e comidos pelos corvos e passam o resto de suas vidas como mendigas cegas.

CHAPEUZINHO VERMELHO


     Na história que foi popularizada e que conhecemos existem quatro personagens: a Chapeuzinho Vermelho, o Lobo Mau, a Vovozinha e o Lenhador. Porém, na história original o lenhador não existe.
     No conto original, ao saber que Chapeuzinho irá visitar sua vovó, o lobo corre até a casa desta última e a devora, deixando alguns pedaços, e logo depois se disfarça de avó. Quando a menina chega, o lobo oferece uma sopa para a “neta”, que foi feita com os pedaços da velhinha. Após comer, a garota é forçada a deitar-se com a “vovozinha” – daí surgem interpretações sexuais para a história.
     Depois de o lobo dizer que tem uma “boca grande para te comer”, ele devora Chapeuzinho.
     Em outras versões antigas, a Chapeuzinho seduz o lobo após fazer um strip-tease e logo depois foge. Em outra, ela fingi que vai ao banheiro (que naquela época ficava do lado de fora da casa) e foge. Enfim, de qualquer maneira a vovó morre!

BRANCA DE NEVE


     Na história original não existe uma bruxa, mas sim a MÃE da Branca de Neve. Ela, como está ficando velha a feia, vai ficando com inveja da própria filha, pois sempre que conversa com o espelho, ele sempre diz que “Branca de Neve é a pessoa mais linda deste mundo”.
     Inconformada, a Rainha manda um caçador matar a sua filha, mas, além de pedir o coração da menina (que a versão da Disney conta), ela pede também o fígado e os pulmões. Para que? Para comer os órgãos e tentar ficar tão bonita quanto a filha.
     O caçador não tem coragem de matar a menina, pois a mesma é muito bonita. Então ela foge e encontra a casa dos anões onde começa a viver por uns tempos. A Rainha então tenta diversas vezes matar a Branca de Neve. Na terceira tentativa, ela se disfarça de velhinha e oferece a tão famosa maçã envenenada para a garota, que come e cai em sono profundo (ou morre, como preferirem).
     Para encurtar: após tentar acordar Branca de Neve e nada acontecer, o príncipe a cutuca e a golpeia, até que ela consegue cuspir a maçã e acorda. Eles se casam e a mãe biológica da menina é forçada a usar sapatos de ferro aquecidos na brasa e dançar até morrer.

A BELA ADORMECIDA


     O conto original não é tão doce quanto a da Disney (depois das histórias anteriores era de se esperar, certo?). A princesa adormece não por causa de uma maldição, mas sim por uma profecia.
     Aos 16 anos a garota espeta o dedo em uma roca e cai em sono profundo. Um príncipe, ao vê-la dormindo, aproveita a situação e a estrupa (!). Ela então, ainda dormindo, engravida de gêmeos. Ela passa os noves meses dormindo e, quando os bebês nascem, começam a procurar desesperadamente por comida (tipo, qual a lógica dessa merda?? A pessoa tem filhos DORMINDO?? Esse, pra mim, foi o conto mais absurdo). Uma das crianças começa a chupar o seu dedo e engole a farpa que fez com que a garota adormecesse. A criança morre engasgada e a Bela acorda. Fim!

A PEQUENA SEREIA


     A sereia Ariel, após completar 15 anos, pôde subir até a superfície para conhecer o mundo humano. Naquele dia houve uma forte tempestade, e ela conseguiu salvar um príncipe que estava num navio e o levou inconsciente até a costa. Em terra firme, uma camponesa consegue “salva-lo” e ele se apaixona perdidamente pela garota.
     A sereia busca uma maneira de se tornar humana, para poder casar-se com o príncipe. Ela procura uma bruxa no fundo do mar, que lhe dá uma poção para que ela possa ter pernas. Entretanto, ela ficará muda e viverá sempre com os pés doendo, como se estivesse pisando constantemente em vidro. E ela só poderia continuar sendo humana se o príncipe a amasse e casasse com ela, caso contrário, ela morreria na madrugada da primeira noite que o príncipe casasse com outra.
     Ela aceitou e tomou a poção. Ao chegar ao mundo dos seres humanos ela encontra seu amado. Ele se encanta com a menina, mesmo sendo muda.
     O pai do príncipe quer que ele se case com a princesa do reino vizinho, mas ele diz a Pequena Sereia que não irá casar-se, pois está apaixonada pela camponesa que “o salvou”. Cheia de tristeza, ela espera pela morte. No dia do casamento, as irmãs da sereia aparecem com uma faca que conseguiram com a Bruxa do ar e afirmam que ela não terá mais a forma humana se matar o príncipe.      A sereia não tem coragem de mata-lo e, na madrugada de seu casamento, ela morre. Porem, não vira espuma do mar, e sim um “espírito do ar”.

     Bizarro, não? Conhece outra versão desses contos ou de outros? Só deixar um comentário contando. Beijos!

6 Comentários

  1. Gente, não fazia ideia dessas histórias! Nunca mais vou olhar as histórias da Disney do mesmo jeito, hahaha. A da Bela Adormecida se destaca!
    Beijos,
    marrispe.com.br

    ResponderExcluir
  2. Nem sei o que dizer, haha. Minha infância foi uma mentira, que horror!
    Neon Básico

    ResponderExcluir
  3. Eu tinha ouvido "por cima" que havia outras versões para os contos de fadas...
    Mas são piores do que eu imaginava!
    Nossa, uma história mais "creepy" que a outra! :O

    Adorei seu blog e o layout! <3 hahaha
    Muito bom gosto!

    ;* Beijo!
    www.rabisqueimeuhorizonte.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São historias muito estranhas, não acredito que contavam essas coisas paras as crianças :p
      Obrigada pelos elogios, beijinhos :*

      Excluir